Sejam bem vindos ao meu Blog

Fiquem a vontade para navegar e conhecer sobre mim.

Família. Estes são alguns de meus netos.

Gabinete Português de Leitura

segunda-feira, 18 de maio de 2015

À véspera do São João.

    Amanhã é São joão. Denilsinho pediu-me para deixá-lo brincar com Joelson, na casa dele.
    -Quem é Joélson, vozinha?
    -vó, ele mora do outro lado da lagoa.
    -Como você o conheceu !!!?
    -Lembra do dia em que fiquei vendo as almoçando?
    -Lembro, sim.
    -Pois. Joélson passou do outro lado. me viu, veio até aqui, e me perguntou quem eu era,  minha idade. Eu disse. Então, ele falou quem era, que tem nove anos, é filho de seu Dirceu e de d. Erdna, moram do outro lado da lagoa. Se a senhora não quiser que eu vá à casa dele, posso convidá-lo para brincar aqui?
    -É melhor. vocês já se conhecem, eu agora preciso conhecê-lo, você não acha?
    -Acho, vó.Afinal, sei o quanto a senhora se preocupa comigo. Neto é seu filho, então, o que acontecer de ruim comigo, sei que alguém vai culpar a senhora e o vô. ainda mais quando os pais estão longe.
   - Benza Deus, que neto sensato! Obrigada, Senhor.
    -quando ele vir, digo que  vá pedir permissão aos seus pais pra me levar.
    -Vozinha, é melhor dizer-lhe que Nelson e eu os convidamos para virem aqui, não é melhor?
    -que bom, vó.! Assim, todos ficam se conhecendo.
   -É. E fico sabendo se vale a pena ou não, você, ficarem amigos.
   -Ele disse que seus pais são jovens, conhecem o vô e a senhora.
   -por serem jovens, talvez não queiram nos conhecer. Mas , se forem inteligente, e se saem zelar pelo filho que têm, virão, sim. Pelos nomes, não os conheço. seu avô, por andar por ai procurando trabalhador, pode conhece-los. Deixemos a situação com está. quando ele falar com os pais para virem e ele nos disser que não aceitaram o convite, irei lá, certo?
   -Certo, vó. Quero brincar neste varandado cheio de amigos. Lá em casa, só vai amigo quando tem dever em grupo, e assim é  que vou também, á casa deles.
   -Mas você já tem como amigos, os filhos do amigo de seu avô.
   -São poucos!.Os dois, Israel e eu... pouquíssimos para as brincadeiras que eu quero ensinar e aprender! Porque eles não conhecem as minhas e eu não conheço as deles.
   -Tá bom, tudo bem. Terei que aumentar o lanche das 10 e das 15 h. Ai, ai, ai!
   -a senhora se zanga com isso, vó?
   -não, não. É um prazer! quero vê-lo alegre, feliz.
   -Pedinho vem quando?
   -Deve chegar hoje. Estou ansiosa para vê-lo. Tem que vir,poque é o noivo.
   -


 

domingo, 17 de maio de 2015

As Visitas.


   Hoje, a movimentação aqui em casa, tá grande. Todos estamos animados, sorridentes e joviais!
   Os amigos de Pedrinho, estão atentos a tudo! E não descolam dos trabalhadores que estão armando a fogueira. Até ajudam a carregar as toras de madeira, perguntam se podem isso ou aquilo, fazendo disso uma fuzarca danada! fico a observar tanta alegria neles, já que nunca tinham vindo à roça, mas
se adaptaram bem, parecendo que são do local. Observo também que são atenciosos com os trabalhadores,demonstrando carinho, até! cuidado no que fazem...
   As pessoas que vão me ajudar na confecção de bolos, canjica, limpar o amendoim, descascar o aipim,... chegaram. Vou antes de tudo, dar uma merenda, pois, quero todos trabalhando contentes.
   Pedrinho foi à casado rapaz que vai arrumar-lhe as costeletas,barbas e bigode, para dar-lhe a aparência de um autêntico noivo caipira. Estive sabendo Ana a moça que ser a noiva, substituindo mariazinha, pois que esta  se casou, vai usar tranças embutidas, ao invés das tranças tradicionais. não gostei, Mas... Os padrinhos dos noivos são pessoas do povoado vizinho.
   Eu soube que houve zanga  entre nossos vizinhos,pois todos queriam hospedar os convidados, e os visitantes, para os festejos,afora  meus netos e seus  dois amigos, meus outros convidados foram divididos entre a vizinhança, assim:Um na casa de cada vizinho, evitando assim, um aborrecimento.
   De repente ouço alguém batendo palmas no portão ao chegar a porta, vejo Ritinha e uma moça mais ou menos da sua idade, e tão bonita, quanto ela.
  Bom dia. Entrem.
   -Bom dia. cuma a sinhora istá?
   Entraram e eu  disse-lhes apontado o sofá, sentem-se.
   -A que devo a honra da visita?
   -A sinhora deve o quê?
   -Perguntou Ritinha.
   -Por quê vocês vieram me visitar?
   - nós soube que Pedrinho tá aqui, viemo visitá ele.
    -E como se chama  esta sua amiga?
   - Num é amiga, não. Ela mora do outro lado da lagoa. cuma sabe qui sou vizinha da sinhora, pediu  eu qui viesse cum ela,pur  que le vinha dá um recado.
   - Recado de quem?
   A moça baixou a cabeça, olhando para um lado e para o outro, esfregando as  mãos, olhava pra mim, pra Ritinha. então, falei: esse tempo todo, falando, falando e você não me deu recado!!!? De quem é?
   -Eu tô achando qui é mintira, d. Delza.
   -É, mermo. É qui me dissero qui asinhora tem um neto bunitão, eu quiria ver cum meus próprios zóio, craro.
   -E por quê você não foi sincera com Ritinha, dizendo-lhe sua intenção?
   -Sei qui ela se derrama toda, pru seu neto...
   Ai, foi a vez de Ritinha baixar a cabeça, e nos olhar por baixo dos olhos, e  permaneceu calada, sem saber o que dizer. Pra acabar com a situação vexatória, eu disse: vamos pra cozinha, assim

             Vocês verão o que é animação.
              Quanta gente trabalhando
               felizes, cantando,
               Esperando o São João!

   acomodadas à mesa da cozinha, enquanto eu preparava-lhes um lanche, eu desse: Pedrinho não está. foi fazer foi fazer a" cara do noivo matuto", para o casório de amanhã.(Casório aqui na região, é substituída por casamento.)
   - Quem vai sê noiva, se  a outra já casou?
   -vai ser Ana.
   -Pareca qui a sinhora qué qui ele seja namorado de verdade, dela.
   desse a amiga de Ritinha.
   -Não, não. Não me atrevo a meter-me nos namoro de meus netos, não é, Ritinha?
   -cuma vou sabê si a sinhora nunca me falou nada a respeito?
   Respndeu-me ritinha com o ar de sonsa, esfregando uma mão na outra.
   É fácil você saber. Alguma vez, quando você vinha "visitar" Pedrinho, eu lhe disse algo que você entendesse que eu estava me intrometendo ente vocês?
   Num sinhora.

   - Pois. penso que meus netos namoram com quem querem.
   As duas sorriram, mostrando quanto ficaram satisfeitas com minha resposta
   - Tem probrema  agente isperá ele chegá?
  -Não.
   - a sinhora é muito amáve.
   disse a amiga de Ritinha.
   Pensei cá com meus botões;não estou enganada, não. esta ai,  viu pedrinho, quer agarrá-lo, também.
   -Pedrinho trouche a namorada?
   Perguntou a amiga de Ritinha.
   Não.
   -Será qui ele num gosta de namorá? pruque ele já tem idade pra namorá.Ou ele num gosta?
   Sim. ele já tem idade pra namorar. Namoro sem compromisso pra casar, poque está muito jovem, Primeiro estudar, garantir uma profissão. Depois então, casar. e se não gostasse de namorar, pra mim seria decepcionante!
   -Apoi, num é? Mas eu acho ele muito frio pra namoro.
   Disse Ritinha.
   eu disse; Ritinha, quando você vinha "visitá-lo," ele era mais novo. Agora está no ponto pra paquerar, namorar,. Casar fica pra mais adiante, pois que casamento é pra toda a vida. Por isso, deve -se  no namoro, noivado, observar bem o parceiro/a pra seber se é bem com quem quer casar, pra não separar depois.
   -em mermo  quero namorá pra casá.
   Disse a amiga de Ritinha.
   Fiquem à vontade, que vou ver como andam as coisas.
 


                 


 
 


e  le vinha dar um recado.


   -



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ainda Bem, a Felicidade não Mata.

    Fui buscar meu neto em Niterói. quanto aquela cidade cresceu! como o endereço de minha filha é o mesmo de quando estive na última vez, por isso, mesmo com a diferença, não me foi  tão  difícil ensinar ao motorista, o endereço. Minha preocupação em me atrapalhar, foi desnecessária.
   Tudo diferente... ah, sei lá ... Graças a Deus, cheguei. E bem.
   Terminados os beijos, abraços, as lembranças dadas,  fomos acertar o dia, o horário, tudo referente à minha volta levando Denilsinho. Eu era só alegria! Eu disse alegria? Não, não. Não foi a alegria que tomou cona de mim, que me deixou quase a explodir. Foi a d-el-i-c-i-d-a-d-e!!! Santo Deus. Se a felicidade matasse...
   Chegando aqui, Nelson abraçou bem apertado e demoradamente, beijou ternamente Denilsinho. este, logo sentiu-se solto dos braços do avô,correu para fora. Ao lado da casa, parou e deu um grito excitado, me chamando. Atendi às pressas.
   -O que é, Denilsinho?
   -Vó, olhe ali na cerca em cima das folhas.
   -ah, vozinha, é uma iguana. Tem mais. Já, já, você vai vê-las por ai, passeando, subindo nas árvores até o galho mais alto e ficar quietinhas por horas e horas, à ação do vento, quietinhas, pra lá e pra cá...
   - Não cái, vó?
   -Não, vozinha. Às vezes ficam na mesma posição, até no dia seguinte, á hora de fazer sua refeição, ou dejeção, que elas fazem sempre no mesmo lugar.
   -é mesmo, vó?
   -É sim. São disciplinadas , não sai fazendo coco em quaisquer cantos.
   -  Ah, vó, quando eu for, levo uma.
   -Não, vozinha. É bom que deixemos-as  no seu ambiente. Levar será doloroso e sofredor para ela.  Você vai ter que aprender a tratá-la. o que come, a lidar com seus hábitos... Lá você não tem árvore para ela ficar, ela até anda no chão, mas vive nos galhos altos, comendo as folhas novinhas, ela come  qualquer folha velha. No entanto, preferem as mais novas. quando chove, pensa que elas procuram se agasalhar da chuva? Não ficam quietinhas onde estão, até no seu horário de ir alimentar se,  ou fazer sua necessidade biológica. São  tantas as coisas, que você vai terminar sentindo que tirá-la do habitat,é uma judiação! Pense nisso. Você teria como viver fora do seu país, longe da família, dos parentes, amigos? Ter que aprender novos hábitos, nova alimentação...  Não seria quase... desolador?
   -Tem razão, vó. Cada qual no seu canto Vó! Olha lá no fim da cerca,  mais três e uma no chão comendo a  flor lilás!!!
   -não se surpreenda, vozinha. ela come flores, também. Não lhe disse que comem folhas mais novas? Olhe lá, como a maneira ue ela se estica pra abocanhar as folhinhas rama!
   -É e mesmo, vó!As folhinhas novas devem ter melhor sabor. N´s não gostamos da carne,mole, do peixe fresco? SABIDINHAS!Vó, por que aquelas duas no canto da cerca, são mais escuras?
   -Não sei bem. Acho que quanto mais velhas, ficam assim com listas mais escuras. Veja  que as  menores são bem verdinhas têm menos pintinhas brancas e as listas são mais claras, e aquela pele pendurada no pescoço, também é mais clara e menor.
   -E a do meio tem o rabo  tão grande!!!? Nem as dua pretonas, enormes, têm o rabo  grande, assim.!
   - Não sei lhe dizer. Embora eu  desconfie que são as fêmeas. Quando você chegar em Niterói, pesquise. Mande me dizer tudo que descobrir, porque sou fascinada por iguanas. Fico horas sentada na varanda,  observando-as.
   -Com o rabo tão grande, ficam fáceis de serem apanhadas!
   -Não tão fáceis, assim.
   -Por que?
   -Quando pegamos-a pelo rabo, ela solta o pedaço em nossa mão e se manda.
   -Ah! Tadinha. que dor deve sentir!!!
   -Acho que não.A natureza tem seus segredos.
   -Depois que solta o pedaço, ela não adoece? Será  que sara logo ou inflama...
   -Não sei. quando vemos, já aconteceu, então... só sei que quando cresce novamente, não cresce tanto quanto era. Manino,  vou entrar, pois preciso cuidar do almoço.
  -Vá, vó. Fico aqui vendo as iguanas no seu lauto almoço.


 

-  


quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Retorno de Pedrinho.

   eu estava no pomar com a moça que me ajuda na  colheita das frutas, fazeres doméstico, nas confecção das polpas, doces... quando ouvi  chiado de rodas de carroça. perguntei ;
-menina, você ouviu zuada de carroça?
-não. A sinhora tá ouvino dimai.
   Antes que eu respondesse, ouvi gritar: ô de casa!  aí ela disse:
-tão chamano, mermo. vou na frente poi ando mai ligero.
   Quando cheguei, ela já  tinha  aberto o portão qual não foi minha surpresa ao ver Pedrinho e mais um casal de jovens, descendo da carroça!
-Bença,vó?
-Deus lhe faça feliz, lhe abençoe em todos os momentos da sua vida.
-vó,estes são Rildo e Nilda, são irmãos, meus amigos.
 Abracei-os carinhosamente Desejei-lhes boas-vindas,convidei -os sentar no banco tosco da varanda.
   -vó, a senhora ficou chateada, por eu ter trazido meus amigos? Ainda mais sem avisar...!
  -Que nada, vó! Acho bom, muito bom! Com certeza seu avô também vai gastar. Vamos entrar, pra vocês se acomodarem, descansarem dessa viajem de carroça! Por quê de Carroça?
-Porquê estava muito cedo para a hora do coletivo,  saí à procura de  frete, só achei a carroça, então...
   Na sala, apresentei-os à Dina, minha ajudante, Chamei Nelson, que saiu do escritório  e mostrou um sorrisão, de felicidade! Abraçou o neto. Este apresentou-lhe os amigos, Nelson, como eu, desejou-lhes boas -vindas. já sentados, Pedrinho falou:
Vó,é verdade que a senhora e vô, querem Denilsinho aqui para passar os festejos juninos e natalinos? Não me querem mais?
-meu neto querido,a última vez em que você esteve aqui, mostrou-se assim... desinteressado! ritinha vinha conversar , você não dava a devida atenção. Não ia mais passear pela propriedade pra ver todas as coisas que antes você gostava de ver, nem procurava os meninos pra brincar, conversar...então Nelson e eu nos prevenimos convidando Denilsinho, para não corremos o risco de passar estes festejos,  sozinhos.
-Vó, eu cresci. Meus gostos são outros, Ritinha é uma menina legal, porém diferente de mim. gosto muito dela, vó. só que as meninas da daqui,se aproximam de rapazes da cidade, com a intenção disfarçada, pra namorar. namorar sério!!! Por considerá-la muito, evitava a conversa. Nenhum rapaz quer namorar sério, na adolescência, vó.
   Deus seja louvado! Que neto ajuizado, eu tenho!
   -Então vó,não estou certo?

   -Certíssimo, vó.
   E ficamos a conversar, felizes, sobre tantas  pintanças feitas,  quando ele era menor, os banhos demorado na lagoa...
   -virei com meus amigos em todos os  festejos daqui. Conbinamos isso, na viajem. e ficarei feliz por estar junto à Denilsinho. É bom ter um primo perto, pois na cidade, não tenho um parente, sequer.Essa falta de convivência com os parentes, não é bom. Não, mesmo. mas... vó a senhora vai ter um tralhão danado, conosco!E vô será que não vai se aborrecer? Vocês estão acostumados sozinhos... vai ser um entra e sai, danado, um converseiro...  o tempo todo, todo tempo! Ai, ai. ai.
-Seu avô ficará feliz, pois o que ele não suporta, é passar os festejos, somente ele e eu, nesta casa.
   -Não tem bolo de aipim,  não, vó?

O Tempo Voa.

   Faltam quinze dias para as festas de São João. Estou aguardando ansiosa ninha filha responder se ela vem trazer Denilsinho, ou se eu vou buscá-lo. Meses atrás enviei carta perguntando se ele queria vir., ela me respondeu que sim.
   O jovem leitor sabe que Pedrinho veio aqui trazendo um casal de amigos e prometeu voltar com eles em todos os festejos juninos e natalinos, quando possível.estou providenciando tudo, tudo entre fogos,comidas, roupas próprias para a ocasião, o casório,... ah, vai ser um mês muito, muito alegre para todos nós, inclusive para os trabalhadores. Eles já estão na labuta, à cortar toras de árvores mortas para a fogueira, limpando lugares para enterrar os ROJÕES,, onde soltar as bombas grandes... são tantas as coisas á  se arrumar, que fico pensando que não dará tempo de organizar tudo, pois que o tempo é curto, não nos espera!!!  Só voa, que voa.!
   Estou preocupada porque não consegui confirmar com Gilson, o rapaz que faz  padre para o casório Tenho que mandar recado, ao invés de aguardar que ele apareça. quinze dias passam  num VAPT- VUPT!
   Nelson, coitado, não pára. Encomenda isso, compra aquilo.. se bem que para os festejos, produzimos quase tudo. Coco, aipim. milho, tapioca. amendoim, carimã, laranja de umbigo,[baianinha] cravo [mixirica]  e frutas da época. As especiarias foram compradas, não faltou nem uma.
   Lembrei-me agora,da pessoa que faz as bandeirolas, não mora mais aqui. tenho que encontrar alguém. Ah, d. Zuca deve saber.Á tarde quando o sol esfriar, vou falar com ela.
   Nelson já acertou quem vai soltar as bombas, que, por serem grandes, devem ser manipuladas por pessoas treinadas tecnicamente. a mesma pessoa soltará os foguetes e os ROJÕES. Este tem um estrondo Quase detonador de tímpanos!!!Ele é solto num buraco cavado com diâmetro adequado e bem tapado com terra. a fogueira, vai ser e -n-o-r-m-e, como Nelson sempre fez. Só falta arrumar o galpão com o altar,. os noivos, já que Pedrinho vem, será ele. Acho que não devo trocar a noiva. É. .Vai ser mesmo, Mariazinha, ou aninha. Nossa, Mariazinha já se casou! E se Aninha não puder ou não quiser? Ai, ai, ai! Lá vem preocupação! Espero não ser preciso trocar  o vestido... da noiva. a roupa do noivo teve de ser trocada, porque Pedrinho cresceu tanto!
   Bem já que o tempo voa, vou ver se as grelhas para assar carne... estão em bom estado, ver o que mais tem  a ser providenciado, para um SÃO JOÃO e SÃO  PEDRO, perfeitos e prazerosos. O SANTO ANTONIO já passou. E é menos festejado. Temos a novena, que começa no dia primeiro de junho, termina no dia nove e no dia treze, é a festa dele.  O certo é que os padres têm muita missa pra celebrar, no mês de junho.