segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A curiosidade de Denilsinho.

    Denilsinho acordou cedo, hoje. após cuidar da higiene pessoal  foi para o lado da casa onde ficam as árvores que dão descanso às iguanas, alimento. E, bem na pontinha dos galhos elas deixam-se embalar pelo vento.  
    Entre os afazeres, lembrei-me que Denilsinho não tinha tomado seu café!!! Chamei-o com meu gritinho fanhoso: vó, venha quebrar seu jejum, menino! O carinho e a curiosidade pelas iguanas  faz com que ele esqueça de si! Demorou de responder-me, chamei-o novamente.
    -Dá um tempinho ai, vó. Tô vendo como as iguanas se alimentam com as folhas mais novinhas e flores. Vem cá, vó, vem.
    Fui ver o que ele queria.  Ao ver-me ele disse entusiasmado:
    -Vó,  no ano passado, notei que as iguanas fazem a dejeção no mesmo horário e no mesmo galho, estejam onde estiverem, e agora  vi novamente. Será que elas fazem  sua necessidade de  alimentarem-se, e de dejeções  no horário e lugar certos? Vou observar mais vezes. Não sei é normal ou por doença, no  cocô vem um pontinho branco!
     - Menino, você é inteligente! Que danado! Eu vivo aqui desde quando nasci,não tinha observado isso, não!
    -Vó a senhora não vem pra perto das árvores, não fica observado-as, talvez porque não passou na sua cabeça ou por falta de tempo. Já eu, Tenho curiosidade e... tempo de sobra. Não parece que aquela pequena bem verde cana está sorrindo pra mim. Não parece, vó? Ai, que lindo!
    Disse isso numa excitação, num contentamento...! E, nesse entusiasmo eufórico, me abraçou, me beijou. ao soltar-me, pôs-se a dar pulinhos, sacudindo as mãos. Que contentamento! Eu, claro, fiquei muito muito feliz, grata...
    Olha lá, vó. balançou a cabeça , olhou para a outra.  Acho que tá pedindo que sorria pra mim, também.
    -Menino, que loucura é essa!!!? Onde já se viu animal sorrindo. Hum, quanta imaginação!
    -Que ela me sorriu, sorriu.