terça-feira, 16 de agosto de 2016

Os Predadores de Iguanas


    De repente,ouvi uma gritaria ao lado de casa. Corri à janela, vi três homens entre trinta e quarenta anos, cada um segurando uma latinha da cerveja ...., duas crianças entre oito e dez anos, ambos de pele clara, cabelo carapinha amarelo e... magricelas. Pela aparência eram irmãos. Não pereciam ter parentesco com nem um dos homens.  Ah, um deles,  aparentemente mais velho, bem rotundo, a barriga já com uma certa proeminência, moreno, semblante um tanto... carrancudo, com uma pedra na mão, não lembro em que mão a pedra estava, já mirando para o pé de quarana do terreno baldio  desse lado da minha casa. Quando atentei o olhar, o que vi? Uma linda, enorme e inofensiva iguana. Automaticamente entendi que ele ia jogar a pedra no. animalzinho! Abri a boca no intuito de gritar pedindo para ele não fazer aquilo,  não deu tempo! a pedra já alcançava a iguana que caiu ficando invisível de onde eu estava!
    Gritei desesperada, moço, o que a bichinha lhe fez? O senhor é insano? Todos se voltaram pra mim, um disse que queria matar pra comê-la, o que não acredito, porque o terreno dali onde eles estavam é muito ìngreme, fechado de mato cerrado,cordão de São Caetano, Pés de São Francisco mangueiras; pés de jurubebas e muitos,muitos pés de quarana, inclusive com sementes maduras.
   Continuei falando para a turma de pedradores de iguanas:os senhores são um mau exemplo para essas crianças! fiquei surpresa porque uma das crianças botou os polegares em ambos os lados do rosto, e me deu língua!!! A outra foi mais audaciosa. meu uma estalada banana de braço!!!
    Minha filha que, no momento chegava à janela, perguntou em voz alta e bem irritada: é essa a educação que seus pais lhes dão? O que será do futuro de vocês! Simultaneamente os dois colocaram as mãos nos quadris e dançaram!
    Felizmente o cara que deu apedrada na iguana, me pediu desculpa, Se foram. Os meninos andando olharam pra trás e nos deram língua e gritaram: ui,ui, ui. Acho que aqueles garotos são acostumados a desrespeitar os mais velhos, porque exerciam a deseducação em sintonia!
    Minha filha e eu fomos para fora, ficamos um tempão a observar se veríamos  a iguana, mas como falei acima, o terreno fechado por matos e até árvores ... desistimos.
    Entramos em casa, ambas profundamente sensibilizada com o ocorrido, sem saber se a iguana caiu porque foi atingida, ou, se foi pelo impacto de pedrada no galho onde ela estava preguiçosamente a  se balançar ao vento.
   Joguei-me no sofá, horrizada com um pensamento: o ser humano é...desumano em muitos dos seus atos!!! Não sei se por natureza, se assimilou durante a vida, se ainda de acordo com a classe social...