quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SEU PEDEREIRA e SEUS CÃES

 Seu Pedreira, mora na sua propriedade no interior da Bahia
Vive  com sua esposa, dona Juraci
 Ele está constantemente sendo roubado no seu pomar. por isso,resolveu adquirir dois cães vira-latas, mesmo.São bonitos e enormes, apesar de terem dois meses mostram-se, já... ferozes! Mas, ainda estão brincalhões. Pulam que pulam, querendo atenção.
 Seu Pedreira, adquiri os cães sem questionar o valor monetário, que, alias, não sei quanto, ´pois ele fez boca de siri.  Deixou a vizinhança, inclusive eu, a cochichar até com amigos dos povoados vizinhos,essa ocultação  sobre o preço dos  cachorros,  que de tão lindos e ferozes, a fama corria à lonjura! Ainda aguçava a curiosidade da população!!!
   O maior, é preto com manchas brancas pelo corpo, mas, as orelhas, brancas. já veio com o nome de Tufão. um tanto gordo, porém ágil. Muito ágil. O outro, tem a cor amarelada, o porte elegante! Também ágil e pula se mais!  Veio sem nome. Ambos tinha dois  meses de idade. Seu pedreira fez uma enquete  em casa para a escolha do nome mais adequado.
  Sabe? essa enquete deu num arerê! Cada um dava seu nome preferido. O arerê foi tão...recheado de discussão e zanga!!! Que, Netinho, Netinho tem o nome de seu Pedreira. Nicolau Fontenele Pedreira. devo dizer ao caro leitor, que, a escolha do nome desse nome por seu Pedreira, deu aborrecimento por parte do pai de Netinho, pois que, exclue seu sobre nome da certidão do menino. Mas, terminou convencido pela acirrada maioria da famìlia de ambas as partes.
  Diante do arerê,Uma prima de Netinho, sugeriu um sorteio e, quem sugerisse um nome, não colocasse  o seu.  Acatado por todos. A responsabilidade de divulgar o sorteio, também, foi escolhida por... sorteio E foi Lilinha. Prima de Netinho.Paterna. Dona Zilda, irmã de dona Juraci comentou no ouvido de Leila, outra prima patena de Netinho, que ainda bem foi por sorteio, e não por ele. Porque, caído por ela, como ele é, iam dizer tantas asneiras, fariam fofocas...
Voltando ao sorteio, combinaram fazer sob a mangueira  Uma mangueira ...imponente e magestosa,  à frente da varanda, uns cem metros.  Naiara, tia de Netinho, da mesma idade dele,onze anos sugeriu pipoca e suco de abacaxi, fruta da época.  Outro arerê formado. cada um queria sico diferente! felizmente chegaram ao consenso. Foi feito suco de acerola, abacaxi e goiaba.Teve a hora marcada para  tão logo os sucos, a pipoca ficassem prontos.
   O leitor deve estar se perguntando; seu Pedreira mora só com a esposa. De onde saiu tanta gente? É que era tempo de férias. Esses parentes  vêm pra casa de de seu Pedreira.  Dona Juraci e seu Pedreira Ficam numa felicidade sem tamanho.
  Enquanto se agilizavam tudo para o sorteio, seu Pedreira chamou o pessoal pra verem as casas  dos cachorros. Feitas de pau a pique, cobertas de telhas. O piso de cerâmica, lugares para as vasilhas de água e ração, de frente para a estrada. dina, irmã de seu Juraci, perguntou por quê não fez de tijolos ele disse: para eles terem a visão de quem se aproxima.
  Na hora do sorteio, que ninguém reparou a hora exata,seu Pedreira estava ainda mostrando a casa  dos cães ao ouvir o chamado, lembrou-se da bengala, na qual se apoiava por causa da artrose nos joelhos. Como ainda conseguia andar sem elas, vez por outra, se esquecia delas. Então, gritou:
   -Jura, por favor, traga minha bengala.
   Dona Juraci disse a Netinho pra levar a bengala do avô.
   -Tô doido, não, vó.
   Por quê, menino?
  -Vó, ele pediu à senhora. Se eu lavar...
  -Tem razão. se você ou outra pessoa levar, ele não recebe. E, se receber, é de cara feia! Ah, que bom, você está conhecendo seu avô, melhor do que eu!
  Bem, quem distribuiu os papeis para os nomes do totó ser anotados foi Edilza, irmã de seu Pedreira. Quando terminou a escolha, cada qual dobrou seu papél  e depositou na urna. ao término, Lilinha abriu a urna, enfiou a mão, dentro e puxou um, leu.Furioso. Êeeeeeeeeeeeeee! gritaram todos em sinal de aceitação
 
 

 


.
 


1