quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

...OITO DIAS DEPOIS.

   Como combinado, neste domingo, Erdino, Almira e o filho de e ambos, Almiro, Chegaram às treze h. Umas treze e trinta...por aí. a efusão foi menor que a de domingo passado No entanto, sabemos que, dos dos lados,a efusão menos calorosa que a do domingo anterior, não quer dizer menos amizade, consideração... mútuos.
   Almiro disse:
   -Vou JOGAR RESTA UM.
   Ao dizer isso, já estava com o jogo na mão! Pois, o mesmo estava na mesa tosca da varanda, para  quando quero jogar, não ter que ir buscar na peça da sala. Pensei c´s com meus botões: que menino mal educado! Pega o jogo, assim sem perguntar se pode, sem pedir licença!!! Nelson, fez um muchocho, mostrando seu espanto!
   Enquanto conversávamos, notei que, o menino jogava um tanto... lento, e olhando de esgueira pra nós. Pensei: que menino danado! Finge jogar, mas, está atento à conversa!É ... nem no interior se cria, educa crianças como deve ser. Já nem falo como antigamente, que, bastava os pais olharem para o filho, esse bem sabia o que estavam dizendo.
   Num dado momento em que Almira contava o parto da vaca do seu tio Natalino,segundo ela,às nove h. da manhã de sexta-feira, o menino sacudiu um  dedo  indicador, dizendo: não, mãe. foi às nove e meia.
   Me irritei,e, controlando minha irritação,com a voz bem calma, disse: ainda bem que estamos falando de coisa sem importância! Caso fosse segredo,por exemplo, como consertaríamos? Falei frisando. Que vexame! O menino estava ligado na conversa!!!
   -Ele é assim mermo. Se mete in tudo qui num é da conta dele. Qué discuti cum os adutos, de iguá, pra iguá.
   Perguntei a Erdino, você  não recrimina, não põe de castigo e diz -lhe que criança não se entromete em conversa de adulto, se não for chamado?
   -Num me incomodo, não. inté os fio do patrão, são assim.
   Eu inté recramava. Mai cuma Erdio falô, os fio dos patrão, são assim.
   -Se os filhos do patrão de vocês saírem por aí, derrubando frutos verdes, cerca de propriedade, jpgando pedra nos animais alheios,nos bichos selvagens,Não respeitando os mais velhos, tantos outros  atos de coisas feias, por falta de educação,vocês não vão repreendê-lo?
   -Qui pai ou mãe vai dá quêxa de fío?  e ele num tá dôdio de fazê essa coisa
  -Não se trata de dar queixa na polícia.  Tudo que falei, trata-se, como educação domestica. Minha mãe dizia educação materna. Vocês ensinam tudo isso e muito mais a ele?
   -Percisa?  
   Perguntou Erdno, meio acanhado.
   Sim. Os pais são responsáveis pela educação dos filhos Se não o educam, são penalizados por atos criminosos, pela justiça, polo povo.
   -Oxi! ele tá na iscola.
   Disse Almira um tanto apreensiva.
   O que falei  sobre educação doméstica na escola, é resumida. Repito, a vocês, isso é obrigação dos pais. Na escola se aprende a ler, escrever, contar, somar, diminuir múltiplicar e dividir,  desenvolver a inteligência, até descobrir o que quer ser no profissionalmente.
   -Eu dormo e acordo pensano dá tudo que num tive, a ele. O pai, ainda mai qui eu
   -E acha que estão educando? Dar o melhor, não é educar. Pensem nisso.
   Notei ambos um tanto... acanhados, após esse papo sincero e construtivo. Me agradeceram, até.
   a educação moderna, é barril de pólvora, nos dias de hoje!
   Tenho netos iguaizinhos aos filhos do patrão de Erdno.  Seus pais acham a educação do meu tempo foi rigorosa e perversa, até. Mas... A juventude não faziam os pais verterem lágrimas, como hoje. Na verdade, os filhos de agora governam os pais! Infelizmente, o papel se inverteu, porque os pais modernos não querem ser tachados de retrógado, careta...
   Erdno disse que, já estava chegando a hora de irem, porque ele sinda ia amolar a enxada o facão e s estrovenga. Eu disse-lhe. então desça vá pegar tudo que lhe dei.
   -Tombém vô, pra ajudá.
  -Vá, Leve Almiro.


 
















 
 
   -Certamente seus pais, com certeza lhes educaram da maneira como falei, não foi?