terça-feira, 2 de junho de 2015

O Dia Após o SÃO JOÃO.

    Amanheceu chovendo, no dia após o dia de São João.  é bem-vinda essa chuva, porque o outono  foi seco, por isso a terra está muito seca. E com a chuva, minhas visitas acordarão mais tarde, eu descanso um pouco, antes de  começar as tarefas domésticas. Só Nelson não se deitou pra tirar uma soneca. Está às voltas com a arrumação, limpeza, dando ordens pra isso, pra aquilo... Pra desespero dos trabalhadores. Ao pensar no desespero dos trabalhadores, chamei Nelson.
    -Você não acha que eles estão cansados?
    -Eu sei disso.  Também estou.  Se não botar tudo no lugar, como fica?
    -Nego. O lugar não é mais importante que os trabalhadores! Elas precisam descansar.
    -Nega, você tem sempre razão. Obrigado por me alertar. como já começamos, terminada a arrumação e a limpeza, dou folga o resto do dia.
    -Ah, que bom! Obrigada por me ouvir. como são  agradecidos, tenho certeza que por isso, vão pedir a Deus, bênçãos pra você.
    -Tem razão Nega. Nossos trabalhadores são sim...Muitos a nós pelos gratos aos benefícios que  lhes damos.
    Mal Nelson chegou à porta, me chamou já dizendo: visita. Levantei -me num pulo, passei as mãos no cabelo, fui escovar os dentes, e fui ver quem veio nos visitar.  Olha quem me aparece. As duas amigas, interesseiras! e já estavam devidamente instaladas no banco. Não sei se foi Nelson quem mandou, ou elas se auto convidaram a sentar.
   - Bom dia, meninas.
   -Bom dia dona. cuma passa ou de onte?
    Responderam ao mesmo tempo.
  -De ontem? Vocês saíram daqui, hoje, depois s cinco horas!
  Nun é qui é verdade? Nói se esquecemo disso. Perdão,
    Disse Ritinha, toda desconfiada.
    Cadê Pedrinho?
    Perguntou a amiga de Ritinha.
    -Dormindo. Chovendo, ele aproveita pra descansar.
    Intão a gente já vamo. vortamo mai tarde. Inté lá.
   Certo. Respondi com secura na voz. não sei se notaram. Que meninas! São boas pessoas, Mas...pegajosas. Ai, ai, ai. Estas duas vão causar problema  pro meu neto. Se ele estiver interessado em alguma menina da área.  Hum, sei não! Fosse uma. Mas, duas interessada no mesmo rapaz, no que isso vai dar? Pedrinho não é bobo. Saberá administrar a situação.
    Deixei que dormissem até a uma hora, quando chamei-os para almoçar.
    -Com que vamos tomar café?  Perguntou a amiga de Pedrinho.
    -café!!!? A essa hora? não. Já é o almoço.
    -Almoço!!!? Ah, não vou comer bolo de carimã e de milho verde?
    -Vai, sim. No lanche da tarde. Certo?
    - Ah, tá bom.
    Após o almoço, descansaram um pouco, papeando sobre os festejos joaninos, e resolveram tomar banho na lagoa eu perguntei: porque na lagoa? vocês estão cansados.
    -Cansados, sim. Mortos, não.  porque vamos deixar de tomar um banho prazeroso, gostoso... na lagoa? Nunca!
    disse o amigo de Pedrinho. E os três puseram se a gargalhar prazerosamente. Pegaram seus pertences necessários ao banho, deram-me beijos nas bochechas e disseram uníssonos: FUI. Mas... As duas amigas  moças casadouras, Foram chegando.  Após os cumprimentos, Pedrinho desculpou -se dizendo que estava de saída. Sem dizer aonde ia
    E eu fiquei olhando-os sumindo no caminho, rumo à lagoa, pedindo a Deus, proteção pra eles. Foi visível a frustração no rosto delas. Convidei-as à sentar, mas Ritinha  respondeu  obrigada,  já vamo.  num sabemo se ainda vamo vortá. Parece qui Pedrinho num gosta de nói!
    É elas travaram uma luta romântica, FERRENHA, mas ao que parece deram se por vencidas.
    -eu estou enganado ,ou uma, quem sabe as duas estão de olho no nosso neto, no amigo dele?
   Perguntou-me Nelson.
    -Nele. as duas queriam Pedrinho.
    -Não querem mais?
    -Acho que desistiram.
    - Ele sabe disso?
    -Sabe. E soube conduzir a situação, sem vexame!
    Nisso, Denilsinho, que estava ao lado, olhando as iguanas, numa distância que dava para nos ouvir,disse de lá; quando eu ficar rapaz vou ser igual a Pedrinho. que lição ele deu!  agindo assim, nuca vai se encrencar, nem aborrecer as minas. SABICHÃO!