segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Dia de São João.

    E o dia de São João, chegou! Pela manhã, a missa. À noite, ah. à noite!
 
            Muita animação!
            Todos ao redor da fogueira,
           Pertinho da mangueira,
           Felizes, dando  VIVA SÃO JOÃO!

    Foi assim, a noite toda!  Muito, muito licor. De jabuticaba, jenipapo, groselha, cacau... canjica, bolo de aipim, de carimã, de tapioca, de milho verde...  milho assado na brasa,assado na própria palha. Assado assim, é mais gostoso! Milho cozido,  amendoim torrado, cozido, forró animado,  a noite  toda! Ninguém dava sinal de cansaço. Ninguém! Muita gente vinda de todas a redondeza. todos com a alegria expressa no semblante e no sorriso. E era braço  em um, abraço em outro, abraço n'aquele lá... até parecia que eram felizes vinte e quatro horas por dia! O apertos de mão era bem apertado e... sacudido! Denilsinho me chamou  com a mão, e me perguntou:
    Vó, porque quando um  aperta a mão do outro, é com tanta força e sacudindo de tal modo que os braços se elevam  bem alto? Nossa!
    Ah, vozinha. talvez pensem que é assim que se mostram  a amizade.
    E foi assim até às cinco horas Aliás, o sol já vinha...
     
          ... Com  o amarelão  sereno
          do inverno,
          Pois Nosso Sempiterno,
          O quer reinando pleno.

   Graças a Deus, correu tudo na maior paz! Pedrinho e Ana, interpretaram bem, os noivos caipiras.  Estavam contentes,porque  foram muito elogiados, com frases: como estão lindos! Parecem que são noivos de verdade. Acho que vocês vão se casar... ao pé do altar, então, eles se fizeram convincentes! Os amigos de Pedrinho mostravam-se felizes, expressando a cada momento surpresa com isso ou aquilo, que nunca tinham visto na cidade.E era a primeira vez que passavam o São joão fora de cidade. Pra eles quase tudo , era novo. só tinham visto a quadrilha, o casório... pela televisão. Assim ao vivo, era emocionante! Toparam todas as brincadeiras. Fazer compadres e comadres de fogueira e  nem sabiam que existia essa maneira de se fazer comadre e compadre. E é levado a sério, É pra toda a vida!  Por exemplo, eu. minha comadre de fogueira que fiz aos doze anos, conservo até hoje. Outras tantas brincadeiras fizeram - os alegres.
    Nelson, apesar de cansado, vai, vem.limpando, arrumando todo, não deixa o sorriso morrer, nem quando está reclamando com os trabalhadores, mostra desânimo !
    Lembrei-me agora, as caras emburradas de Ritinha e de sua amiga Delza. Certamente com ciúmes Ao ver Pedrinho casando, embora de brincadeira, com Ana.
    Foi linda, bem alegre, nossa noite de SÃO JOÃO. Pois Nelson conseguiu armar a fogueira, maior que as outras. A altura que a labareda desta fogueira alcançava, era inacreditável! a queima de fogos causou algazarra, cachorros assustados procurando onde se esconder eles não gostam do pipoco dos fogos. São joão, sem fogos?...