quinta-feira, 30 de julho de 2015

A SURPRESA.

    Nove horas da manhã. dia útil da semana, ouvi um: oi de casa, vindo do portão lateral da casa. Fui ao janelão que dá plena visão pro portão. ai, que Surpresa! As candidatas a eleita de Pedrinho.
    -bom dia, cuma vai a sinhora?
Perguntaram as duas ao mesmo tempo. Aliás, são costumeiras nisso. parece até que ensaiam.
    -Bom dia. Bem, obrigada. Podem entrar, o portão está encostado. entraram com o jeitinho sonso delas. Mostrei-lhes a porta da cozinha, quando entraram, mostrei o banco junto à mesa. sentaram. Ofereci café Pois quando elas chamaram no portão, eu sentando no banco para quebrar meu desjejum.
    -num precisa,  sinhora já tumamo cedo.
    -Pois então, deve  m tomar novamente. Faz de conta que é a merenda.
    -Se a sinhora acha, aceitamo, sim.
    Não vou dizer novamente que falaram ao mesmo tempo.
    Enquanto tomávamos café perguntei por seus familiares. Responderam que estavam bem.
   - A que devo a honra dessa visita?
    olharam pro chão, também ao mesmo tempo!!! Sonsas! Pensei com meu botões.
    - nói subemo qui Pedrinho tá aqui. viemo visitá ele.
    -Fora do Natal e do S. João?!!!
    Dessa vez a amiga respondeu sozinha. Talvez por isso vi que ela é dentuça, além de ter os dentes muito largos. Rapidamente lembrei-me de uma cantiga que eu ouvia minha mãe cantar, quando tinha uma querela com alguma vizinha. Era mais ou menos assim;

                                   Sai daqui ó suja
                                   Com sua carona que me faz correr
                                    Sua boca grande
                                    com os dentões pra fora
                                    Querendo me morder
                                 
                                    Eu estou falando
                                    Ela está pensando
                                    Que não é com ela
                                   Sai-te jararaca
                                   Olho de alfavaca
                                   Cara de gamela.

                                 Toda se sonsando
                                  Só parece a peste
                                 quando vem do leste
                                 Quando vem matando.