terça-feira, 7 de julho de 2015

Visitas em Dia de Chuva.

    Amanheceu chovendo. é bem vinda a chuva.Assim minhas visitas dormem bastante, pois não tem com sair sob chuva, e eu descanso. Só Nelson levantou-se às seis horas. Ele até que acordou tarde! Normalmente levanta-se ás quatro e meia. às cinco horas. Deve ser por conta da chuva que cai torrencialmente.Neste momento ele está às voltas dirigindo os trabalhadores.  Certamente vai mandar armar outra fogueira, pois á noite teremos visitas dos vizinhos.
    fiquei a ordenar minha tarefas domésticas no pesamento, enquanto descansava mais, na quela preguicinha, quando de repente ouvi  Nelson me chamando apressado.
    -Nega, nega, vem cá. Visita.
Levante-me apressada, enviei um espere um pouco. Fui me arrumar pra poder receber a visita. Quando cheguei à porta, elas [porque eram duas as visitas] já estavam devidamente acomodadas num dos bancos toscos da varanda.  elas me saudaram primeiro.
   Bom dia. cuma vai a sinhora? ambas falaram ao mesmo tempo.
   -Bom dia, meninas. O que lhes trouxeram aqui, tão cedo? Mostrei minha impaciência, nesta pergunta
  - Cadê Pedrinho?
   Novamente perguntaram ao mesmo tempo, sorrridentes mostrando assim, como estavam ansiosas para ver meu neto. Nem um sinalzinho de cerimônia, em uma das duas!
- Dormindo. Respondi seca. Mas, educadamente. A cara de desconsolo das duas era de fazer rir. voltem à tarde, porque não sei a que horas ele vai acordar.
-Tá certo. Inté, mai, intonsse
-Até. vão pela sombra.
  Ai, ai, ai! Estas duas vão criar problema por tanto interesse assim, por Pedrinho! Se fosse uma. Mas as duas?!!! Duas meninas sem juízo, interessadas no mesmo rapaz, é barril de pólvora pronto para explodir.
   Deixei que o pessoal dormissem até à uma hora, quando levantaram   sem ser chamado.  quando terminaram a higiene oral, perguntei se não seria bom almoçar logo pelo avançado das horas.
   -não!!! Queremos tomar café com bolo de milho verde, pamonha de carimã, e beiju de tapioca, leite fresco no café torrado em casa.  Respondeu  um dos amigos de Pedrinho.
  -O outro desse: depois do café, vamos tomar babho na lagoa, na volta almoçamos.  Talvez estejamos lhes incomodando no seu dia a dia,  Peço desculpa. Mas temos  aproveitar, "enquanto  Brás é tesoureiro." Não sabemos se teremos outra oportunidade desta.
   Quando eles iam saindo para a lagoa, as duas chegaram ao portão. cumprimentaram-nos com um boa tarde alegre, além do normal. Pedrinho desculpou-se. explicou o ia fazer e saiu com os amigos.
   Como não notar a cara decepcionada, das moçoilas casadouras? Se despediram, prometendo voltarem depois.
   É!Elas estão numa luta ferrenha. E Pedrinho, nem ai! Meu neto tem juízo.
   Nelson um tanto desconfiado, perguntou-me: eu tô enganado, ou as duas estão interessadas no meu neto?   -Nele mesmo, Nego  disfarçam uma da outra, com a maior hipocrisia, achando que nos enganam.