segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Meu Rolé.


    Neste domingo fui dar meu rolé, com de costume. Caminhei, caminhei... o cansaço bateu! Parei bizoiando para os quatro cantos. Vi uma mutreta à poucos passos do outro lado da rua. Fui. Sentei-me. novamente bizoiei ao redor para me situar, qual não foi minha surpresa! Eu estava no fim de linha do bairro xxxxxxxx. Nossa! Pensei atolemada. Jamais imaginei ter essa parte do bairro. Só passando de buzu lá por cima...
    Respirei fundo para enebriar-me da brisa fresca em lufadas que o vento soprava em mim toda, certamente por ignorar o trabalho, a despesa que me dá mante  meus "arames" arrumados, Por força da chapinha, ele  eriçou-os , sem cerimônia!
    De repente, vi um rapaz alto, muito magro. Posso dizer... Tísico! Logo, lobo. vieram-me lágrimas aos olhos. Ele veio em direção de onde eu estava sentada. Arriou os apetrechos que trouxe no chão,
    -Bom dia dona
    -Bom dia, moço.
    foi nesse exato momento em que respondi meu bom dia, que ouvi a voz dum garoto
    -Pai, não é bom trazer aquela cadeira pra ele se sentar?
    -Craro, fio,craro
    -Vou buscar
    E lá se foi para o outro lado da rua. Parou em frente a uma casa em ruínas bem avançadas. constatei naquele momento o quanto o tempo é impiedoso! Aquela ruína mostra que foi linda, imponente... como não sei bulufas de arquitetura, não me arrisco em dizer o estilo Só afirmo que colonial, não era.Se era Vitoriano... sei não, sei não.
    fiquei a pensar  porque no século 21 ainda existe pessoas analfabeta ou semi analfabeta, e me qual dos 2  entra o rapaz.  Enquanto eu divagava a pensar na situação dele , ele já tinha pegado uma armação de metal bastante oxidada que estava apoiada na árvore junto da mureta onde eu estava sentada, abriu-a na calçada, pegou 1 porta de madeirite também  Muito estragada, pôs-a em cima da amação, estendeu 1 toalha outrora boa e bonita, pois que agora, ela está em farrapo!  Começou a botar  coisas naquela mesa improvisada, 2 bonecas Barbie, 1 caixa de margarina xxxxx cheia de bolas de gude, 1 ioiô, 4 piões, Não contei, mas eram uns  de vários pares de  sandálias infantis,  alguns pares de meias também infantis,  1 boneco bem estragado, (ainda da Estrela)  Fiquei estarrecida, me perguntando se alguém compraria tais coisas naquele estado de conservação.
    Lá vem o garoto com a cadeira. O pobrezinho mal conseguia segurá-la Era pesada para o porte físico dele! Novamente viam lágrimas aos meus olhos.  Ai, ai. ai. hoje estou muito emotiva!!! colocado a cadeira junto a mim,
    -Senta qui, vó.
    -Obrigada. você é muito gentil.
    -Mamãe antes de morrer, me ensinava a ser educado. Dizia que temos de dar passagem e cadeira para os mais velhos, Ajudar a atravessar a rua, se visse um idoso com peso, ajudasse a carregá-lo... não  me recusasse a ajudá-lo, de maneira alguma, por que "você tem pai, tem mãe e vai ficar velho".Ela morreu, mas continuo fazendo tudo que ela me ensinou.
     -Muito bem! Praticando o que sua mãe lhe ensinou você vai se dar bem na vida.
   _ menino se despediu de mim e do pai, e fiquei sem ter com quem conversar, pois naquele momento o rapaz  estava dispondo  uns apetrechos  que servem para lavar carro. Um balde com capacidade para mais ou meno quinze litros, um aspirador, pedaços de espuma de três tamanhos,Garrafas pet,com detergente quer dizer, acho que era detergente ,pois os líquidos borbulhavam quando ele agitou um pouco uma das garrafas, um liquido era azul,um verde o último era incolor. duas escovas plástica, uma escova dental branca, uma mangueira. Latas de cera. ele ia desenrolando a mangueira, quando parou um carro e o motorista desceu perguntando :
    -Pode ser agora?
    -É pra já.
    naquele momento ouvi um ei do ouro lado da rua. Olhei na direção de onde veio o grito .Um rapaz sem camisa com uma bermuda de marca, no entanto muio estragada de sandália de dedo desgastadadas  sentado num banco bem velho mas ainda mostrando que já foi branco. Ao gritarei, já foi dizendo no mesmo fôlego:
    -você tá tomando cliente dos outros?
    -O que, rapaz? qui conversa é essa? Eu tô aqui  pra trabaiá. num saí atrais de ninguém, não. ele qui veio. tenho arguma curpa? Mi dêxe,tá?
   -Você é sonso, cara! lhe conheço não é de agora,não.
    um outro que estava ao lado falou algo que não deu para eu ouvi. Mas o primeiro  estava exaltado, falou mais alto ainda. que nada! Ele é sonso mesmo. Tomou o cliente do cara lá de baixo, agora esse lavava com aquele lá em frente da xxx, e você Vem defender dizendo que é porque ele trablha bem e rápido?
   -O rapaz levantou as mãos disse algo que pelo movimento dos lábios, imaginei ser: tá bom, tá bom.
    Fiquei  surpresa com o que acabava de assistir Nunca passou pela minha cabeça que lavar carro também tem concorrência! E acirrada!!! Levantei-me agradeci  a cadera, deixei um abraço para o garoto e Fui!