quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O São João Avançado de Pedrinho.


    Fui passar o são joão no interior. Levei meu neto Pedrinho. Ativo como e, descascou coco, debulhou milho...
    Foi escolhido para ser o noivo, fazendo par com Mariazinha. Aceitou prontamente.
    Preparamos a roupa para o casório: chapéu de palha rasgado, lenço vermelho para o pescoço, outro para o bolso da camisa xadrez também vermelha, calça jeans com remendos estampados na altura dos joelhos, meias brancas e sapatos de couro cru. As costeletas e o bigode ficaram bem pintados com carvão.
    Pedrinho empanturrou-se de laranja, canjica e pamonha de milho, bolo de aipim,de carimã, milho assado na brasa na palha, arroz doce, amendoim... queria até beber licor!!! Não permiti. Lembrei-lhe que só tinha nove anos! Ofereci doce de jenipapo.
    ao redor da fogueira, ele soltou buscapé, traque, bombinhas, pulou fogueira com Joana, dançou forró e encantou-se com a quadrilha, pois, só conhecia pela televisão!

    Assustou-se com o estrondo do rojão. enfim, chegou  a hora do casório! Mariazinha, apesar da gravidez em evidência, estava linda! O vestido bem florido, rodado, cheio de babados e abaixo dos joelhos. duas tranças com laços de cetim branco, véu caudaloso, passadeira florida e a maquiagem no padrão joanino.
    Bem, o padre fez o casório. Então, ouviu-se o tradicional Viva os noivos! e quando o frei disse: pode beijar a o rosto da menina, Pedrinho olhou de soslaio para o padre e...tascou aquele beijo na boca de Mariazinha, deixando todos os presentes boquiabertos,espantados...