sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ainda Bem, a Felicidade não Mata.

    Fui buscar meu neto em Niterói. quanto aquela cidade cresceu! como o endereço de minha filha é o mesmo de quando estive na última vez, por isso, mesmo com a diferença, não me foi  tão  difícil ensinar ao motorista, o endereço. Minha preocupação em me atrapalhar, foi desnecessária.
   Tudo diferente... ah, sei lá ... Graças a Deus, cheguei. E bem.
   Terminados os beijos, abraços, as lembranças dadas,  fomos acertar o dia, o horário, tudo referente à minha volta levando Denilsinho. Eu era só alegria! Eu disse alegria? Não, não. Não foi a alegria que tomou cona de mim, que me deixou quase a explodir. Foi a d-el-i-c-i-d-a-d-e!!! Santo Deus. Se a felicidade matasse...
   Chegando aqui, Nelson abraçou bem apertado e demoradamente, beijou ternamente Denilsinho. este, logo sentiu-se solto dos braços do avô,correu para fora. Ao lado da casa, parou e deu um grito excitado, me chamando. Atendi às pressas.
   -O que é, Denilsinho?
   -Vó, olhe ali na cerca em cima das folhas.
   -ah, vozinha, é uma iguana. Tem mais. Já, já, você vai vê-las por ai, passeando, subindo nas árvores até o galho mais alto e ficar quietinhas por horas e horas, à ação do vento, quietinhas, pra lá e pra cá...
   - Não cái, vó?
   -Não, vozinha. Às vezes ficam na mesma posição, até no dia seguinte, á hora de fazer sua refeição, ou dejeção, que elas fazem sempre no mesmo lugar.
   -é mesmo, vó?
   -É sim. São disciplinadas , não sai fazendo coco em quaisquer cantos.
   -  Ah, vó, quando eu for, levo uma.
   -Não, vozinha. É bom que deixemos-as  no seu ambiente. Levar será doloroso e sofredor para ela.  Você vai ter que aprender a tratá-la. o que come, a lidar com seus hábitos... Lá você não tem árvore para ela ficar, ela até anda no chão, mas vive nos galhos altos, comendo as folhas novinhas, ela come  qualquer folha velha. No entanto, preferem as mais novas. quando chove, pensa que elas procuram se agasalhar da chuva? Não ficam quietinhas onde estão, até no seu horário de ir alimentar se,  ou fazer sua necessidade biológica. São  tantas as coisas, que você vai terminar sentindo que tirá-la do habitat,é uma judiação! Pense nisso. Você teria como viver fora do seu país, longe da família, dos parentes, amigos? Ter que aprender novos hábitos, nova alimentação...  Não seria quase... desolador?
   -Tem razão, vó. Cada qual no seu canto Vó! Olha lá no fim da cerca,  mais três e uma no chão comendo a  flor lilás!!!
   -não se surpreenda, vozinha. ela come flores, também. Não lhe disse que comem folhas mais novas? Olhe lá, como a maneira ue ela se estica pra abocanhar as folhinhas rama!
   -É e mesmo, vó!As folhinhas novas devem ter melhor sabor. N´s não gostamos da carne,mole, do peixe fresco? SABIDINHAS!Vó, por que aquelas duas no canto da cerca, são mais escuras?
   -Não sei bem. Acho que quanto mais velhas, ficam assim com listas mais escuras. Veja  que as  menores são bem verdinhas têm menos pintinhas brancas e as listas são mais claras, e aquela pele pendurada no pescoço, também é mais clara e menor.
   -E a do meio tem o rabo  tão grande!!!? Nem as dua pretonas, enormes, têm o rabo  grande, assim.!
   - Não sei lhe dizer. Embora eu  desconfie que são as fêmeas. Quando você chegar em Niterói, pesquise. Mande me dizer tudo que descobrir, porque sou fascinada por iguanas. Fico horas sentada na varanda,  observando-as.
   -Com o rabo tão grande, ficam fáceis de serem apanhadas!
   -Não tão fáceis, assim.
   -Por que?
   -Quando pegamos-a pelo rabo, ela solta o pedaço em nossa mão e se manda.
   -Ah! Tadinha. que dor deve sentir!!!
   -Acho que não.A natureza tem seus segredos.
   -Depois que solta o pedaço, ela não adoece? Será  que sara logo ou inflama...
   -Não sei. quando vemos, já aconteceu, então... só sei que quando cresce novamente, não cresce tanto quanto era. Manino,  vou entrar, pois preciso cuidar do almoço.
  -Vá, vó. Fico aqui vendo as iguanas no seu lauto almoço.


 

-