domingo, 17 de maio de 2015

As Visitas.


   Hoje, a movimentação aqui em casa, tá grande. Todos estamos animados, sorridentes e joviais!
   Os amigos de Pedrinho, estão atentos a tudo! E não descolam dos trabalhadores que estão armando a fogueira. Até ajudam a carregar as toras de madeira, perguntam se podem isso ou aquilo, fazendo disso uma fuzarca danada! fico a observar tanta alegria neles, já que nunca tinham vindo à roça, mas
se adaptaram bem, parecendo que são do local. Observo também que são atenciosos com os trabalhadores,demonstrando carinho, até! cuidado no que fazem...
   As pessoas que vão me ajudar na confecção de bolos, canjica, limpar o amendoim, descascar o aipim,... chegaram. Vou antes de tudo, dar uma merenda, pois, quero todos trabalhando contentes.
   Pedrinho foi à casado rapaz que vai arrumar-lhe as costeletas,barbas e bigode, para dar-lhe a aparência de um autêntico noivo caipira. Estive sabendo Ana a moça que ser a noiva, substituindo mariazinha, pois que esta  se casou, vai usar tranças embutidas, ao invés das tranças tradicionais. não gostei, Mas... Os padrinhos dos noivos são pessoas do povoado vizinho.
   Eu soube que houve zanga  entre nossos vizinhos,pois todos queriam hospedar os convidados, e os visitantes, para os festejos,afora  meus netos e seus  dois amigos, meus outros convidados foram divididos entre a vizinhança, assim:Um na casa de cada vizinho, evitando assim, um aborrecimento.
   De repente ouço alguém batendo palmas no portão ao chegar a porta, vejo Ritinha e uma moça mais ou menos da sua idade, e tão bonita, quanto ela.
  Bom dia. Entrem.
   -Bom dia. cuma a sinhora istá?
   Entraram e eu  disse-lhes apontado o sofá, sentem-se.
   -A que devo a honra da visita?
   -A sinhora deve o quê?
   -Perguntou Ritinha.
   -Por quê vocês vieram me visitar?
   - nós soube que Pedrinho tá aqui, viemo visitá ele.
    -E como se chama  esta sua amiga?
   - Num é amiga, não. Ela mora do outro lado da lagoa. cuma sabe qui sou vizinha da sinhora, pediu  eu qui viesse cum ela,pur  que le vinha dá um recado.
   - Recado de quem?
   A moça baixou a cabeça, olhando para um lado e para o outro, esfregando as  mãos, olhava pra mim, pra Ritinha. então, falei: esse tempo todo, falando, falando e você não me deu recado!!!? De quem é?
   -Eu tô achando qui é mintira, d. Delza.
   -É, mermo. É qui me dissero qui asinhora tem um neto bunitão, eu quiria ver cum meus próprios zóio, craro.
   -E por quê você não foi sincera com Ritinha, dizendo-lhe sua intenção?
   -Sei qui ela se derrama toda, pru seu neto...
   Ai, foi a vez de Ritinha baixar a cabeça, e nos olhar por baixo dos olhos, e  permaneceu calada, sem saber o que dizer. Pra acabar com a situação vexatória, eu disse: vamos pra cozinha, assim

             Vocês verão o que é animação.
              Quanta gente trabalhando
               felizes, cantando,
               Esperando o São João!

   acomodadas à mesa da cozinha, enquanto eu preparava-lhes um lanche, eu desse: Pedrinho não está. foi fazer foi fazer a" cara do noivo matuto", para o casório de amanhã.(Casório aqui na região, é substituída por casamento.)
   - Quem vai sê noiva, se  a outra já casou?
   -vai ser Ana.
   -Pareca qui a sinhora qué qui ele seja namorado de verdade, dela.
   desse a amiga de Ritinha.
   -Não, não. Não me atrevo a meter-me nos namoro de meus netos, não é, Ritinha?
   -cuma vou sabê si a sinhora nunca me falou nada a respeito?
   Respndeu-me ritinha com o ar de sonsa, esfregando uma mão na outra.
   É fácil você saber. Alguma vez, quando você vinha "visitar" Pedrinho, eu lhe disse algo que você entendesse que eu estava me intrometendo ente vocês?
   Num sinhora.

   - Pois. penso que meus netos namoram com quem querem.
   As duas sorriram, mostrando quanto ficaram satisfeitas com minha resposta
   - Tem probrema  agente isperá ele chegá?
  -Não.
   - a sinhora é muito amáve.
   disse a amiga de Ritinha.
   Pensei cá com meus botões;não estou enganada, não. esta ai,  viu pedrinho, quer agarrá-lo, também.
   -Pedrinho trouche a namorada?
   Perguntou a amiga de Ritinha.
   Não.
   -Será qui ele num gosta de namorá? pruque ele já tem idade pra namorá.Ou ele num gosta?
   Sim. ele já tem idade pra namorar. Namoro sem compromisso pra casar, poque está muito jovem, Primeiro estudar, garantir uma profissão. Depois então, casar. e se não gostasse de namorar, pra mim seria decepcionante!
   -Apoi, num é? Mas eu acho ele muito frio pra namoro.
   Disse Ritinha.
   eu disse; Ritinha, quando você vinha "visitá-lo," ele era mais novo. Agora está no ponto pra paquerar, namorar,. Casar fica pra mais adiante, pois que casamento é pra toda a vida. Por isso, deve -se  no namoro, noivado, observar bem o parceiro/a pra seber se é bem com quem quer casar, pra não separar depois.
   -em mermo  quero namorá pra casá.
   Disse a amiga de Ritinha.
   Fiquem à vontade, que vou ver como andam as coisas.
 


                 


 
 


e  le vinha dar um recado.


   -