quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lembrança Dum Sabor Saboroso.

    Hoje lembrei-me de quando lá nos dez anos, minha irmã ciça e eu, íamos pegar coentrinho e cebolinhas na horta de dona Marta escondidas de papai e de titia, para comermos com moqueca de caramuru. Ah! Que delícia, ficava a moqueca, com as aquelas hortaliças fresquinhas. De lá pra cá, nunca mais comi outras hortaliças tão saborosas. O cheiro era Indescritível!As hortaliças de hoje, são sem cheiro e sem sabor.
    Papai comprava as citadas hortaliças na feira. Mas já não tinha o sabor como quando pegávamos na hora, da horta de dona  Marta, porque tinham sidos tiradas há dois,ou três dias.
    Naquela época,não existiam supermercado tudo era em bodega, armazém, venda ou na feira. Papai nos levava para ajudar a trazer toda a compra sem pagar carreto.  Trazíamos peso quase cima de nossas  p condições físicas  Até tropegávamos, com a quantidade  que era para passar a semana toda, pois a feira ficava distante de casa.
    a horta era cercada. Para entrarmos, minha irmã arrancava as estacas com minha ajuda, que apesar de ser medrosa, colaborava com a travessura de mina irmã. Ciça me ensinou a tirar um pé das hortaliças aqui, outro ali para dificultar  a falta. Fazíamos tudo no tato Ainda era escassa a energia, nos bairros. nas casas não tina, que dizer nos quintais?  tinha muito acúmulo de fezes, junto à cerca que dividia o Aeroporto. Na cerca, eu ficava por muito tempo vendo o pouso e o voo do avião da empresa Nacional e  da Cruzeiro.
    Aqula travessura de tirar as hortaliças de dona marta, pra nós era uma grande aventura!  Pois tínhamos que nos certificar de que papai estava ouvindo o Jornal Nacional no sue rádio elétrico portátil, e titia costurando na sua maquina de pedal. as clientes preferiam encomendar os serviços dela porque eram mais rápido.  Ah, como ela era emproada, porque na quela rua, só quem tinha a tal máquina, era ela. as outras   possuíam a de manivela.
    hoje peço perdão a Deus por essa travessura  Mas que sinto saudade daquele sabor ah, sinto, sim. que na minha inocência cometi. Mas quem mais do que Ele sabe disso? quando conto pra as pessoas, essa traquinagem, Faço questão de dizer quanto eram saborosas as hortaliças d dona Marta.
    hoje  compro tais hortaliças, por comprar pois que o sabor sumiu delas  São química e geneticamente modificadas!

                                          No quintal de dona Marta
                                          tem erva doce e alumã.
                                          Na sua horta  farta
                                         Quase nada falta.
                                         Da cebolinha ao hortelã.

                                         Tudo, tudo fresquinho!
                                          De delicioso sabor
                                          Plantados com carinho
                                          Sem parcimônia no labor

                                          Palmas pra dona Marta
                                          Seu quintal não é u'a mata
                                          Mas  o verde da horta predomina.
                                          encheu de cobiça os olhos da travessa menina.