domingo, 16 de agosto de 2015

Reino Animal X Reino Humano

    -Mamãe, mamãe!-chamei, aliás. gritei, a mamãe.
    - que é, Lindaura, que desespero é este, menina!!!?
    Pintada tá gorda. Mas é só na barriga!!!
    Lindaura, meu bem, ela tá prenha.
    Ela, o quê?
    Está esperando um filhote, uma cria, um filho.
    Ah, entendi.- Minha pintada ia ser mãe! Minha bezerrinha que vi nascer! Que emoção! Não deixei de acompanhá-la de perto, todos os dias ao chegar da escola. eu dava-lhe capim, manga sem caroço, apesar de me dizerem que ela não se engasga, que sabe comê-lo "numa boa". oferecia-lhe cana, umbu na palma da minha mão. punha água num vasilhame que pedi a papai pra comprar, ele disse-se feliz por ver-me assim tão cuidadosa com Pintada.
    Filha,você é uma menina de ouro!
    semanas, meses se passaram. A surpresa veio no dia do meu aniversário, ao levar-lhe a ração própria para seu estado, que o veterinário prescreveu. Vi Pintada com o filhote ao lado e ela lambndo-o todinho! Lindo! Branquinho, branquinho!Sem conter os de alegria, Berrei chamando "mamãe, Mamãe"! que vei com pressa me perguntando:
    -Que foi, manina
    -Mãe, Pintada teve nenêm.
    -ai, filha que bom! só eu sei o quanto estais feliz!
    Ainda tropeçando nas próprias pernas, "Dengoso", dei-lhe o nome naquele instante.
    Ficou aprumado junto a sua mãe, que, o ignorou!!! Surpresa, entendi que Pintada nada queria com ele. Que desamorosa!!!  Como  pode isso acontecer. Uma mãe rejeitar o filho?
    Como no ser  humano eu soube de um caso d'uma mãe que rejeitou o filho, pensei:
    "Eu, hein, que horror!" Não sabia que isso também acontecia no reino animal. Observando, notei quando dengoso botou a boca na teta e Pintada levantou-se com um raio, afastando-se dele.
    Dengoso deitou-se na grama ficando assim, isolado da Pintada. Será que ficará triste, ao  sentir-se  rejeitado por sua mãe?  Triste, deixei-ma cair na grama. Fiquei a pensar o que fazer. E achei. Corri pra casa, contei aos prantos a papai o que observei. Ele disse estar muio, muito orgulhoso de mim! Sem minha observação, não sei o que seria do bezerro. Pois será que os peões notariam esse fato? Nesse instante, mamãe apareceu chamando-nos para o café.
    -Não, querida, disse-lhe papai.
    -Por quê?
    -Pintada teve cria e rejeitou-a.
    -O quê!!!? Isso é terrível, respondeu mamãe!
    Respondeu mamãe.
    E eu aflita perguntei:- o que  faremos?
    -Improvisaremos uma mamadeira para darmos-lhe leite Depois tomaremos os devidos cuidados básicos à sua  sobrevivência.
    Após alimentar Dengoso, papai e eu fomos para a casa degustar nosso desjejum quando, de repente, bateu-me no pensamento que estávamos no inverno. Com Dengoso passaria as noites sem os cuidados da mãe? Parei de comer e falei isso a mamãe.
    -coma filhinha. Depois se pensa nisso. Seu pai vai encarregar o Praxedes a cuidar do Dengoso Ele é um peão responsável, dedicado e carinhoso com os animais. quanto a isso, filhinha, fique despreocupada.
Sim, despreocupei-me sem deixar de ficar assim inconformada com  a rejeição de Pintada à sua cria. Como existe esse tipo de rejeição no reino animal?
Amamentar o filhote é ...naturalmente natural
    Hoje, ele faz seis meses e sua desamorosa mãe,Sequer chega perto do seu Dengoso. Dengoso...é assim que ele está. Crescendo cercado de mimos, de que de outra maneira poderia estar? Azar da Pintada, que não tem pra si as carinhosas lambidas, as cabeçadas afetuosas de Dengoso. É tão gostoso correr com ele no pasto! Já perguntei a mamãe se os carinhos de Pintada não lhe faz falta, porque se ela me rejeitasse, não sei como eu iria sobreviver.
    Minha filha, acho que não, porque a rejeição. porque a  afeição nem teve começo. Se houvesse começo e depois a interrupção e repentina, aí, sim.
    -Ah, bom. Fico aliviada, então
    -Ah, filha sabe? Por meu gosto ficarei a teu lado, até o último minuto da minha vida, viu?
    -Já sei, Você e papai vão envelhecer... Ai então eu vou cuidar de vocês
    -É esse um dos  sentidos naturais  da vida Nunca esqueça.
    De meus avós também tenho que cuidar?
    -Na ausência de filho de seus pai, sim. É mais uma regra natural da vida...