sábado, 17 de janeiro de 2015

Condução X Informação.

    Em Salvador, precisar de informação pra pegar transporte coletivo, Ai, ai. ai. Causa um...espanto. Um grandioso espanto!
   Não peça informação a qualquer pessoa. Procure um policial, um guarda de trânsito.
   Há uns dias, dirigi-me a uma  senhora no ponto do ônibus:
  -boa tarde, senhora.
  -boa tarde. senhora.
  -A senhora sabe me dizer qual ônibus pego para chegar à  Praça da Piedade?
  -Pegue o Barra.
  Ah, tá. Muito obrigada.
  E lá vem o Barra.  Pedi pra parar. Receosa, por que não vi outra pessoa pedir para o motorista parar. Somente eu.Uma idosa.Os motoristas não param!!! Idoso sozinho no ponto do ônibus, espera, espera e espera, até que um motorista com Deus no coração, que pare.Parou! Entrei no buzu. Assim é que o ônibus é chamado, na gíria.
   -boa tarde, motorista.
   boa tarde, tia.
Foi nesse momento que percebi não haver um lugar vago nos assentos destinados aos idosos. segurei-me na barra de ferro que protege o capu ou o motorista? por que na armação que tem um vidro separando o motorista dos usuários, não dava mais pra eu me segurar de tantas pessoas se segurando .
   Alguns  dois minutos depois, escutei uma passageira comentando lá com seus botões: não sei o que esses véio  faz na rua cá em cima na cidade. É tanto véio subino e deceno, eu, hein
   Fiquei  tentando entender porque ela dizia "subino, quando o rumo á cidade é descendo.
    Já estava a me esquecer o motivo de eu escrever este artigo.Lembram que a pessoa me informou pra  eu pegar o ônibus barra?Pois. Roda, roda e roda. Nada de chegar na Piedade. Já voltando da, Barra. Pensei é agora no retorno que passa na Piedade. Trajeto ao contrário, na  Av.Ogunjá, Perguntei ao motorista: moço, não passa na Piedade?
Piedade, moça? só o barra dois.
  Pedi o ponto. e o motorista me informou: Este ônibus só pára agora no retorno. eu continuava em pé!!! Verdade. Não vagou um assento, pois quando um idoso descia outro que estava antes de mim, sentava.
   Faltando um ponto pra eu descer, puxei  campanhia .  quando o ônibus parou, desci e atravessei pro ponto de volta pra casa.