quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Reino Animal X Reino Humano

Mamãe, mamãe chamei , aliás, gritei   mamãe.
-que é, Lindaura, que desespero e este, menina!!!?
-Pintada tá gorda. Mas  é só na barriga!!!
-Lindaura meu bem, ela tá prenha.
-Ela o Que?
-Está esperando um filhote, uma cria. um filho.
Ah, entendi.
Minha pintada ia ser mãe!
Minha bezerrinha que vi nascer! Que emoção!
Não deixei de acompanhá-la de perto, todos os dias ao chegar da escola.
Eu  dava-lhe capim, manga sem o caroço, apesar de me dizerem que ela não se engasga, que sabe
comê-lo "numa boa."Oferecia-lhe cana.umbu..  na palma da minha mão.  Punha água num vasilhame que pedi a  papai pra comprar. Ele disse- se feliz por ver-me assim tão, tão... cuidadosa com a pintada. Filha, você é uma menina de ouro!
semanas, meses se passarão.
A surpresa veio no dia do meu aniversário. ao levar-lhe sua ração própria para seu estado, que o veterinário prescreveu.
Vi  pintada com o filhote ao lado e ela lambendo-o todinho!
Lindo! Branquinho, branquinho!
Sem conter os gritos de alegria, BERREI chamando mamãe, que vei com pressa me perguntando: que foi, menina?
-mãe, pintada teve nenêm.
-Ai filha que bom! Só eu sei o quanto estais feliz!
Ainda tropeçando nas próprias pernas, dengoso, deu-lhe o  nome naquele instante.Ficou aprumado junto a sua mamãe, que, o ignorou!!!
Surpresa, entendi que pintada nada queria com ele. Que desamorosa!!! Como pode isso acontecer.
Uma mãe rejeitar o filho? como no ser humano, eu soube de um caso  duma mãe que rejeitou o filho, pensei: eu, hein, que horror! não sabia que isso também acontecia no reino animal.
Observando, notei quando dengoso botou a boca na teta, e pintada levantou-se  rápida como um raio, afastou-se de dengoso. Ele deito-se na grama  assim ficando. Será que triste, sabe que está sendo rejeitado por sua mãe? triste, deixei-me cair na grama. Fiquei a pensar o que fazer. E achei.
Corri em casa, contei aos prantos,  a papai o que observei.  Ele desse estar muito, muito orgulhoso de mim! Sem sua observação , não sei o que seria do bezerro. Pois será que os peões  notariam esse fato?
Nesse instante, mamãe  apareceu chamando-nos para o café. Não querida, disse lhe papai.
-Por quê?
-Pintada teve cria e rejeitou-a.
-o quê!!!? isso é terrível, respondeu mamãe.
E eu aflita perguntei o que faremos?
Improvisaremos uma mamadeira para damos-lhe leite. Depois tomaremos os devidos cuidados básicos à sua sobrevivência.
pós alimentar dengoso, papai e eu fomos para casa degustar nosso desjejum
quando de repente bateu-me  no pensamento que estávamos no inverno, como dengoso passaria as noites sem os cuidados da mãe? Parei de comer e falei isso a mamãe.
-coma filhinha. Depois se pensa nisso.seu pai vai encarregar Praxedes a cuidar do dengoso. Ele é um peão responsável, dedicado e carinhoso com os animais quanto a isso, filhinha, fique despreocupada.
sim,  despreocupei-me sem  deixar, de ficar assim... Inconformada com a rejeição de pintada,a sua cria. com existe esse tipo de rejeição no reino no animal?
amamentar o filhote é ...naturalmente natural!
hoje, ele faz seis meses. E sua desamorosa mãe, sequer chega perto do seu dengoso Dengoso é assim que ele está. Crescendo cercado de mimos, de outra maneira poderia estar?
Azar da pintada, que não tem pra si, os carinhosos lambidos, as cabeçadas afetuosas de dengoso.
É tão gostoso correr com ele no pasto!
Já perguntei a mamãe se os carinhos de pintada não lhe faz falta? Porque se você me rejeitasse, não sei como eu iria sobreviver.
 -minha filha, acho que não porque a rejeição  nem teve começo.  Se houvesse  começo e depois a interrupção e repentina, ai, sim.
 -Ah, bom. Fico aliviada., então.
-Ah, filha sabe? por meu gosto ficarei ao teu lado, até o último minuto da minha vida, viu
Já sei você e papai vão envelhecer, Ai então eu vou cuidar de vocês.
-É esse um dos sentidos  naturais da vida. Nunca  esqueça.
De meus avós também tanho que cuidar?
-Na ausência de seus pais, sim ´é mais uma regra natural da vida.