domingo, 11 de janeiro de 2015

O São joão Avançado de Pedrinho.

    Fui  passar o São João no interior. Levei meu neto Pedrinho. Ativo como é,
descascou coco, debulho milho...
Foi escolhido para ser o noivo, fazendo par com Mariazinha. Aceito prontamente.
Preparamos a roupa para o casório: chapéu de palha rasgado, lenço vermelho para o pescoço, outro para o bolso da camisa xadrez também vermelha, calça jeans com remendos estampados na altura dos joelhos,meias brancos a sapatos de couro cru, As costeletas e o bigode bem pintados com carvão.
    Pedrinho empanturrou-se de laranja, canjica e pamonha de milho, bolo de aipim, de carimã, milho assado na brasa na palha, arroz doce, amendoim... queria até beber licor de jenipapo!!! Não permiti.Lembrei-lhe que só tinha nove anos! Ofereci doce de jenipapo.
   ao redor da fogueira, ele soltou busca pé, traque, bombinhas, pulou fogueira com  Joana, dançou forró e encantou-se com a quadrilha pois só conhecia pela televisão!
    Assustou-se com o estrondo do rojão. Enfim, chegou a hora do casório. Mariazinha,apesar da gravidez em evidência,estava linda! O vestido bem florido, rodado, cheio de babados e abaixo dos joelhos. duas tranças com laços de fita de cetim branco, véu caudaloso, passadeira florida e  a maquiagem no padrão joanino.
    Bem, o padre fez o casório. Então ouviu-se o tradicional VIVA OS NOIVOS! E quando o frei disse pode beijar o rosto da menina, Pedrinho olhou de soslaio para o padre e...
tascou aquele beijo na boca de Mariazinha deixando todos os presentes boquiaberto, espantados...