domingo, 16 de novembro de 2014

O Tempo e o Rio

Me impressiona o tempo!
me encanto com o contornar do rio.
Seu correr agora manso,
daqui a pouco, bravio.
Observo da janela a me perguntar,
onde esta água vai chegar.
Não tiro o olhar
para a calçada da minha casa,
onde um mendingo, jaz!!!
Me perco a pensar,
pensares ...obscuros
pois não me deixam entender
que o rio
tendo água salobra ou doce
é desafio,
em qualquer dia, qualquer noite,
pra quem o quer percorrer.
sinto-me num instante, célere,
 sem pensamentos obscuros.
Vou sim, como o rio, contornar
meu problema,
meu desafio.
Postar-me ei à porta,
mirando a linha  entre o céu e o monte
E vem-me um pensamento soturno,
arrebata meu querer de contornar meu  problema,
meu desafio.
Suspiro fundo,o olhar no rio,
penso num murmúrio:
o rio urge, o tempo também.
Os dois correm céleres a fio,
dia e noite, noite e dia,
a cada estação.
Mas...nem um nem outro
leva, sana, o desgosto
que talvez  acometa
o mendingo largado no chão,
o delírio do meu corpo
duma desfeita paixão.