segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Dia a Dia de Julio e Nice.

       Julio e Nice são dois irmãos. Ela tem 11 e ele 9 anos. Vivem num sítio de um lindo pomar rico em saborosas frutos. goiaba, manga, maracujá,a  acerola , seriguela, graviola...
      Gostam de brincar já possuem computador Mas, ainda brincam  de  cabra-cega. chicotinho queimado, esconde-esconde, e muitas outras de antigamente.
      Ajudam aos pais, colhendo, catando os frutos e tudo mais que o sítio produz.
 e se alegram com tanta fartura, agradecendo a deus. Pais católicos, ensinaram a eles esta prática de agradecimento ao Supremo, ensinaram que devem orar ao deitar pra dormir, ao acordar e em todos os momentos em que se lembrar que viver é uma  Benção de Deus.
      Numa manhã quando Júlio ainda estava escovando os dentes com folha de juá, porque o creme dental tinha terminado, Nice entrou num grande alvoroço, quase gritando:
-Júlio, Júlio, as goiabas estão amadurecendo!
-Oba! disse Júlio, todo alegre.
-Júlio, o pé abacate tá carregado de flor.
-Quem tá carregando quem, Nice?
-Ora seu bobo. Quero dizer que o abacateiro está completo de flor.Vai ser uma carga pesada!
Mas abacateiro só dá abacate! Não tem braços, pernas cabeça... não carrega nada, não.
-Cruz, credo.Sua burrice não tem remédio!Quando digo que o abacateiro tá carregado, com uma carga pesada,tô dizendo que ele está todinho completo de flores. Entendeu? Pense quando ele estiver Com os frutos pequenos, grandes,  verdes, devez  maduros  e... de-li-ci-o-sos?
-ah, certo.E  agora, o que vamos colher?
- vamos colher seriguela.
-Oba! estão tão... vermelhinhas enormes e docinhas! Eu colho e você cata.
      Nesse exato instante parou um carro em frente da casa. saltaram Três pessoas. uma menina, um homem e uma mulher ainda jovens.Julio Chamou os pais Que já vinham, pois ouviram o barulho do carro quando chegaram á varanda, ficaram muita alegria abraços lá, beijos pra cá, a felicidade corria solta nos adultos, enquanto as crianças se olhavam. D. Lídia abraçou a menina exclamando: Nair, como você cresceu! Está quase uma moça! e Linda. E falou pra júlio e Nice; Esta é nair prima de vocês. Nair, estes são júlio e Nice.  Eles se abraçaram,e júlio chamou Nair pra ir ao pomar com ele e Nice. e saíram de mãos dadas, saltitantes parecendo velhos amigos.
-Nice vamos levar um mocó ou um bocapio?
-Mocó não é a pessoa tabaroa? bocapio não é  ficar de boca fechada?
-Não, disse Julio dando risadas gostosas. Mocó e bocapio são vasilhas feitas de pano, couro ou de palha, para carregarmos coisas
  então vamos colher as frutas, Pois tô com vontade de ver  com se colhe frutas.
      As colheitas. pois temos frutos e frutas para colhermos todos os dias
 -Nossa!  Vocês não vão à escola?
-Vamos, sim. Brincamos também.
 respondeu júlio.
-E ainda brincamos muito!
 Respondeu Nice, toda feliz.
 -Vocês estão com seu dia a dia já rotineiro. E eu na cidade achando minha vida muito ocupada, só por que vou a escola!